O Grupo

NEELIC é uma sigla que significa Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica. Iniciamos nossa trajetória em 2003. Nossa proposta ideológica surgiu de uma experiência com oficinas para a comunidade, e se concretizou pela possibilidade de ocupação artística do espaço público então ocioso, em que desenvolvemos por muitos anos nossas atividades, no Hospital Psiquiátrico São Pedro, através do projeto Condomínio Cênico do HPSP. A partir daí, atuamos também em locais de grande fluxo de criação artística, como a Usina do Gasômetro, em que estivemos vinculados ao projeto Usina das Artes entre 2007 e 2012. Hoje, nossa sede situa-se à Av. França, localidade próxima à região central de Porto Alegre. Na casa nova, estamos abertos a receber pessoas interessadas em nossos espetáculos, cursos e nos variados eventos que promovemos. Desde nossa origem, trabalhamos com criação de espetáculos, ensino e pesquisa em artes cênicas. A atuação em locais públicos como o Condomínio Cênico do HPSP, a Usina do Gasômetro e a Casa de Cultura Mario Quintana ocorreram em parceria com os governos do Estado do RS e do Município de Porto Alegre, como também com artistas e grupos de teatro e dança locais.gruponeelic2A prática artística em um local com condições adversas, como as instalações que por longo tempo estiveram abandonadas anteriormente ao projeto artístico no HPSP, tais como falta de um adequado sistema elétrico, piso estragado, azulejos caindo das paredes, goteiras e consequente umidade nas paredes e no chão, trouxe a cada um de nós, integrantes do NEELIC, o senso de comprometimento ético com a utilização dos espaços em que trabalhamos. Entendemos, desde cedo, como nossa responsabilidade, lutar pela transformação daquele local deteriorado: uma transformação física, no sentido de concretizar as melhorias possíveis dentro da realidade de um prédio tombado como patrimônio histórico; e também uma metamorfose social, no sentido de que tal empreitada pretendeu provocar a desmistificação de um edifício outrora temido pela população, maldito por ser referenciado exclusivamente como a “casa dos loucos”. E, deste modo, iniciou-se uma prolífera trajetória artística.

Ao longo de nossa história, criamos diversos espetáculos, todos com ênfase de pesquisa na experimentação em teatro e performance. Além das peças, promovemos também variados eventos, como o Sarau de Livre Expressão Artística do NEELIC, o MDC (Momento do Desenvolvimento Cultural) e o seminário Teatro de Presente. Além destes, há ainda os eventos promovidos pela Escola de Teatro do NEELIC, mantida desde nossa fundação, como o minifestival Encontro na Cena. Através da Escola, são oferecidos ao público diversos cursos e oficinas, assim como exercícios cênicos e mostras de trabalho dos estudantes.

“A continuidade do Neelic, aliás, bem como o cadastramento dos visitantes, espetáculo após espetáculo, tem trazido este resultado positivo para o grupo.
Assim, por todos estes motivos, enquanto boa parte dos grupos locais e nacionais mais se preocupa com espetáculos leves e de puro divertimento, o grupo NEELIC, sem abrir mão da alegria e da risada, propõe algumas reflexões ainda oportunas e candentes.”
(Crítico teatral Antonio Hohlfeldt: JORNAL DO COMÉRCIO, 01.07.2011)

DesireePessoa

Desirée Pessoa: fundadora e diretora do Grupo Neelic

A estrutura de ação do Grupo Neelic está ramificada em três grandes linhas: Encenação, Ensino e Pesquisa. Entre nossos atores, há uma formação comum que inclui técnicas de improvisação, atuação, expressão corporal e vocal provenientes de trabalhos de experimentação a partir das linhas da Antropologia Teatral, da Dança-Teatro e de estudos sobre a noção de Performance, assim como de pesquisas teórico-práticas sobre o legado de homens e mulheres como Jerzy Grotowski, Constantin Stanislavski, Vsevlod Meyerhold, Eugenio Barba, Peter Brook, Arianne Mnouchkinne, Tadeusz Kantor, Marina Abramovic e Jacques Lecoq, entre outros. Todavia, existem aspectos e vivências variadas na formação de cada um de nós, pois acreditamos que no encontro das diferenças haja um enriquecimento da obra em composição e dos sujeitos envolvidos.

Anúncios